Teste Teste Teste

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Irã, em busca de um governo tecnocrata para impulsionar a economia


O recém-eleito presidente iraniano, Hassan Rohani.  | Afp
O recém-eleito presidente iraniano, Hassan Rohani. | Afp


O presidente iraniano, Hassan Rohani, que tomou posse no domingo, você está segurando a difícil tarefa de colocar em prática um governo de tecnocratas para reavivar uma economia debilitada pelas sanções ocidentais e voltar a se envolver com o Ocidente sobre as questões nucleares.

Este governo é composto por 18 membros de tecnocratas com experiência que já tenham servido nos governos do moderado ex-presidente Akbar Hashemi Rafsanjani (1989-1997) e ex-presidente reformista Mohammad Khatami (1997-2005).

O Irã, cuja economia está estrangulada por sanções econômicas ocidentais, tem reduzido suas exportações de petróleo e estrangeiros em 50%, tem a necessidade de retomar as negociações nucleares com as grandes potências a concordar em remover essas sanções gradualmente.

No entanto, os setores mais conservadores criticaram a escolha de vários ministros, especialmente o de energia, Bijan Namdar Zanganeh , que já ocupou o mesmo cargo 1997-2005.

Tanto é assim que, a partir da caneta de seu chefe Hossein Shariatmadari , o diário conservador "Kayhan" ataca diretamente Zanganeh. "Qualquer um que tenha tantas investigações iniciadas pela assinatura de contratos pode tirar a liderança do Ministério?"

O conservador Ramezan Shojaie, por sua vez, criticou "a ausência de mulheres e jovens" . Na verdade, a idade média dos ministros é de 58 anos, de acordo com o jornal Jomhuri Eslami.

De acordo com a agência de notícias Mehr, o governo tem três reformadores independentes e quatro conservadores moderados. Mas o denominador comum é que todos eles têm uma posição moderada perto laa Presidente Rohani.

Então, é o conservador Abdolreza Rahmani Fazli que comandará o Ministério do Interior. Da mesma forma, o Ministério da Informação tem sido atribuído a outro conservador, Mahmoud Alavi Hodjatoleslam.

"Este é um governo neutro, que irá apoiar os reformadores e conservadores", disse Sadegh Zibakalam, analista político.

"A equipe econômica de Rohani é forte, competente e trabalhar juntos. Parlamento deve saber que essa equipe será capaz de resolver os problemas econômicos", escreveu Ahmad Khoram, ex-ministro reformista.

No entanto, de acordo com alguns dos ministros escolhidos não confiante maioria conservadora no Parlamento, o diário conservador "Hafte Sobh. E é que o Parlamento deve votar um voto de confiança na próxima semana.

No entanto, a eleição de Mohammad Javad Zarif , ex-embaixador do Irã na ONU (2002-2007) como ministro dos Negócios Estrangeiros, tem sido muito elogiado pela imprensa.

Personalidade moderada, Zarif, perto Rohani, tem desempenhado um papel muito activo nas negociações nucleares em 2003 e 2005, quando Hassan Rohani foi um dos principais negociadores lso. Irã acordado no momento suspender o enriquecimento de urânio, como resultado de uma série de negociações com a troika europeia (França, Grã-Bretanha e Alemanha).

"Com a necessidade de relaxar o tom do Irã com o Ocidente, escolhendo Zarif, que conhece as estruturas dos países ocidentais de energia e tem uma longa experiência internacional, é uma das melhores opções de Rohani", disse Zibakalam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário